Segunda-feira, 15 de julho de 2019.

Colégio Nacional de Presidentes da OAB mobilizado em defesa do Exame de Ordem

publicada em 12 de março de 2015
1 / 5

Uma das medidas deliberadas será de intensificar os esforços junto às bancadas de deputados federais de cada Estado pela manutenção do instrumento de avaliação.

O Exame de Ordem foi mais uma das pautas tratadas no Colégio Nacionalde Presidentes de Seccionais da OAB, nesta sexta-feira (06), em Florianópolis (SC). Uma das medidas deliberadas será de intensificar os esforços junto às bancadas de deputados federais de cada Estado, buscando engajamento na defesa do Exame de Ordem. Outra medida implementada foi a instauração de um grupo de trabalho, coordenado pelo presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, que estudará medidas coletivas para o Sistema OAB.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, manifestou contrariedade com o retorno da tramitação do PL 2.154/2011 na Câmara dos Deputados, que visa a extinção da prova. “O Exame de Ordem é um instrumento de proteção da sociedade, pois o advogado garante os bens mais caros ao cidadão, como a liberdade, a honra e o patrimônio. O Direito necessita de profissionais completos e tecnicamente preparados para a responsabilidade de orientar e atuar em benefício dos direitos dos cidadãos. Em 2011, o STF decidiu que oExame de Ordem é constitucional, sendo o instrumento correto para aferir a qualificação profissional e proteger a sociedade”, avaliou Bertoluci.

Claudio Lamachia, vice-presidente nacional da OAB, assegurou que as tentativas de extinguir o Exame de Ordem atentam contra a sociedade e vai à contramão da história, uma vez que com o surgimento desenfreado denovos cursos de Direito nos últimos anos, muitas faculdades demonstraram que não oferecem condições mínimas para preparar um profissional. "É fundamental que os profissionais tenham sólido saber jurídico para melhor poderem defender os direitos das pessoas. Os futuros advogados serão os guardiães da Justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou Lamachia.

Confira o manifesto “Exame de Ordem e a proteção da sociedade”, clicando aqui.

Com informações do CFOAB

Camila Cabrera