Ordem dos Advogados do Brasil - Uruguaiana - RS
Terça-feira, 23 de julho de 2019.
Notícias ››  

OAB/RS e comitiva de Cerro Largo conquistam reativação da 2ª Vara e construção de novo prédio para Comarca

publicada em 31 de março de 2015
1 / 12

As medidas, que qualificarão a prestação jurisdicional de quase 40 mil habitantes de cinco municípios da Região Noroeste, foram garantidas em reunião de Bertoluci e presidente da subseção com o presidente do TJRS.

Duas vitórias foram conquistadas pela advocacia e cidadania de Cerro Largo: a reativação da 2ª Vara da Comarca e o início da construção do novo prédio do Foro local. As medidas foram garantidas em reunião entre o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o presidente da subseção, Nestor Scher, e o presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (27), com as presenças do prefeito do município, René José Nedel; do juiz-diretor da Comarca, Marco Antônio Preis; do diretor-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS, Rafael Canterji; do secretário-geral da subseção de Cerro Largo, Eugênio Schoefen; do ex-presidente da subseção, José Plínio Reisdoerfer; e do advogado Alex Sausen.

Entre os motivos apontados pelo grupo de advogados estava o alto número de processos, cerca de 12 mil, e a área de abrangência da Comarca, que é responsável, além de Cerro Largo, pelos municípios de Salvador das Missões, São Pedro de Butiá, Roque Gonzales e Urbiretama. Ao todo, são quase 40 mil habitantes, sendo que sete servidores da Justiça são responsáveis por esta demanda.

Na reunião, o presidente do TJRS assegurou a reativação da Vara, ressaltando que a Comarca possui demanda para contar com duas unidades. Aquino informou, também, o encaminhamento da obra do novo prédio da Comarca, que terá início em breve. No município, existe um terreno à disposição do Poder Judiciário e o projeto arquitetônico está finalizado.

Bertoluci destacou o permanente diálogo entre o Tribunal de Justiça e a Ordem gaúcha, com grande parceria nos treinamentos do PJe, inclusive firmando, também na tarde desta sexta-feira (27), convênio para que cada sala da OAB receba novos equipamentos. “A agenda de diálogo entre as instituições só traz crescimento na qualidade da prestação jurisdicional e na representação cidadã da advocacia, o que é essencial para que superemos os obstáculos encontrados”, ressaltou o presidente da OAB/RS.

O presidente da subseção de Cerro Largo considerou essencial o apoio irrestrito da seccional gaúcha para esta conquista da advocacia e de todos os jurisdicionados da Comarca. “Com o apoio do presidente Bertoluci e da seccional, os cidadãos do noroeste gaúcho contarão com a justiça mais presente, e a advocacia com uma melhor qualidade para exercer seu trabalho”, registrou Scher.

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

Fonte: OAB/RS

Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››


Contato

Endereço
Rua General Hipólito, 3464
· Uruguaiana - RS - Brasil
CEP 97510230
Telefone
Fone: +55 55 3412-3780

Fax: +55 55 3411-0116