Ordem dos Advogados do Brasil - Uruguaiana - RS
Segunda-feira, 15 de julho de 2019.
Notícias ››  

OAB/RS instalará Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra nesta segunda-feira (06)

publicada em 02 de abril de 2015
A iniciativa será criada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos. O ato ocorrerá, às 19h, no 2º andar da sede da seccional (Rua Washington Luiz, 1110).

De forma pioneira, a Ordem gaúcha instalará, no próximo dia 06 de abril, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos (CDH), a Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra no RS. A cerimônia ocorrerá às 19h, no 2º andar da sede da seccional (Rua Washington Luiz, 1110).

Em novembro de 2014, Mês da Consciência Negra para a Advocacia, durante sessão plenária do Conselho Federal da OAB, foi aprovada a criação da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CVEN). Seguindo o exemplo do CFOAB, Bertoluci manifestou o interesse da seccional em criar uma subcomissão.

Conforme o coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, o objetivo da implantação da subcomissão é resgatar a história do período em que ocorreu a escravatura para apontar os resquícios que permanecem até hoje. “O racismo ainda não foi bem superado. É um dos deveres da Ordem tentar estabelecer o fim do preconceito e não admitir a intolerância e a discriminação”, declara.

O presidente da CDH e da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destaca que o Brasil concentra, hoje, o segundo maior contingente de população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. “Essa realidade exige de toda a sociedade brasileira uma reflexão sobre a condição da população negra, e a instalação dessa subcomissão é uma forma de ajudar a combater o racismo e reconhecer a contribuição do povo negro ao nosso país, ao nosso Estado e à nossa cidade”, ressalta.

O integrante da CDH, Jorge Terra, que será empossado coordenador da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra, frisa que, nos últimos dois anos, 39 mil advogados negros adentraram os quadros da OAB. “Isso demonstra que a classe é representada por um contingente importante numericamente e de qualidade de profissionais negros, que ajudam a construir a advocacia do nosso País”, afirma.

Cristielle Valle
Estagiária de Jornalismo

Fonte: OAB/RS

Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››


Contato

Endereço
Rua General Hipólito, 3464
· Uruguaiana - RS - Brasil
CEP 97510230
Telefone
Fone: +55 55 3412-3780

Fax: +55 55 3411-0116