Quinta-feira, 21 de novembro de 2019.

Em Jaguarão, presidente da OAB/RS reúne-se com a advocacia e o Judiciário local

publicada em 09 de abril de 2015

Após a visita, Bertoluci e Canterji seguiram para Piratini e Canguçu.

Iniciando o roteiro de viagens desta quarta-feira (08), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, estiveram reunidos nesta manhã com a advocacia e o Judiciário de Jaguarão. O dirigente foi recebido na sede da OAB local pelo vice-presidente, Luiz Pradelino Mendes Júnior. Ao longo do dia, também estão agendados encontros nas cidades de Piratini e Canguçu.

Aos advogados locais, Bertoluci destacou a recente sanção do novo CPC e os diversos projetos oriundos da advocacia gaúcha. “O texto fortalece a atuação do advogado, que é essencial para a plena garantia de defesa dos direitos do cidadão, além de assegurar inúmeras conquistas – muitas delas de proposições da OAB/RS – como as férias dos advogados, a natureza alimentar dos honorários, o fim da compensação de honorários e a contagem de prazos em dias úteis”, afirmou o dirigente.

Bertoluci também abordou o recente convênio firmado entre a Ordem gaúcha e o TJRS para o aprimoramento do processo eletrônico. Na iniciativa, o Tribunal fornecerá computadores e scanners às salas da OAB nas subseções do Estado, além da formação, a cada semestre, de profissionais indicados pela seccional para o atendimento aos advogados no Portal do Processo Eletrônico.

“Esse convênio simboliza a convergência de ideias entre as instituições e a preocupação com o cidadão, representado pelo advogado. Grande número da advocacia do RS utiliza a Justiça Estadual, então é mais do que indispensável que a classe esteja absolutamente integrada para a utilização segura e transparente do processo eletrônico”, declarou.

Canterji também ressaltou a importância do novo CPC, mencionando que a Escola está com inscrições abertas para o curso sobre o Novo Código de Processo Civil. “A partir de maio, promoveremos a capacitação para aprofundar o texto. As aulas serão nas segundas-feiras, das 19h às 22h, na sede da OAB/RS, tanto na modalidade presencial quanto pelo sistema ESA EaD, já pensando nas subseções”, afirmou.

Mendes Júnior colocou como fundamental o convênio entre o TJRS e a Ordem gaúcha, assim como destacou a importância de que os advogados se capacitem sobre o tema. “Um convênio como este, que instrumentaliza ainda mais as salas da OAB nos Foros do Estado, é imprescindível para a inclusão dos advogados à realidade do processo eletrônico. Também estamos buscando trazer os cursos ministrados pela Comissão de Direito da Tecnologia da Informação para capacitar os profissionais”, finalizou.

Também esteve presente no encontro a secretária-geral adjunta da subseção, Débora Piuma Loder Botelho.

Encontro com o juiz local

Após reunião com os advogados na subseção, os dirigentes foram recebidos pelo juiz da 1º Vara local, João Garcez, que, no mês de maio, assume como diretor do Foro. Bertoluci frisou o bom relacionamento com base no diálogo que a Ordem gaúcha vem tendo com Judiciário Estadual desde 2007.

Garcez também afirmou que, em parceria com a subseção, vem buscando o aperfeiçoamento no atendimento à cidadania. “Estamos trabalhando para que possamos qualificar cada vez mais todo o processo. Temos recebido a advocacia para criar um canal direto, sendo mais uma oportunidade de debater o tema”, afirmou o magistrado.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759