Sexta-feira, 22 de novembro de 2019.

OAB/RS busca pleito oriundo da audiência pública em Tapejara

publicada em 13 de maio de 2015
Desde março, a Ordem gaúcha tem realizado encontros nas subseções, com o objetivo de debater e instrumentalizar medidas no âmbito do Judiciário Estadual, além de eventuais déficits de juízes/servidores e de seus números, bem como discutir métodos alternativos de solução de conflitos.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, por meio do Ofício n° 0683/2015/GP, requereu ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, a instalação da 2ª Vara Cível de Tapejara. Conforme Bertoluci, o pleito da advocacia local, apresentado durante a audiência pública realizada na Comarca no dia 08 de maio, tem em vista a crescente demanda.
Desde março, a Ordem gaúcha tem realizado audiências públicas pelas Comarcas do RS, com o objetivo de debater e instrumentalizar medidas no âmbito do Judiciário Estadual, além de eventuais déficits de juízes/servidores e de seus números, bem como discutir métodos alternativos de solução de conflitos. A iniciativa atende deliberação do Colégio de Presidentes da OAB/RS, realizado em Santana do Livramento em novembro passado.

Bertoluci ressaltou ao desembargador no ofício que a iniciativa busca contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional no RS. O dirigente considera que a união de todos os envolvidos na cena processual nestas audiências contribui para que sejam solucionadas dificuldades na prestação jurisdicional, pois possibilita um ambiente para o debate entre os representantes das instituições e a comunidade. “O objetivo comum a todos é garantir que a sociedade tenha pleno acesso à Justiça, portanto a reunião de todas as partes do sistema de Justiça para encontrar as dificuldades e buscar soluções é extremamente importante e promissor”, afirmou.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528