Ordem dos Advogados do Brasil - Uruguaiana - RS
Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias ››  

Ricardo Breier é eleito presidente da OAB/RS com 80% dos votos válidos

publicada em 18 de novembro de 2015
Com 90% das urnas apuradas em todo o Estado, o candidato da situação (Chapa 1 – OAB Mais) venceu o pleito para liderar a seccional no triênio 2016/2018.

O advogado Ricardo Ferreira Breier foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para o triênio 2016/2018. Com 90% das urnas apuradas em todo o Estado, o candidato da situação (Chapa 1 – OAB Mais) venceu o pleito com 80% dos votos válidos contra 20% do candidato da oposição (Chapa 3 – Muda OAB/RS), Paulo Peretti Torelly. Também foram eleitas as diretorias das subseções.

Apurados em tempo real, os resultados foram anunciados pela Comissão Eleitoral, às 19h40min desta terça-feira (17). A votação em todo o Estado ocorreu por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE/RS.

No pleito, Claudio Lamachia, ex-presidente da OAB/RS e atual vice-presidente nacional da OAB, também foi eleito conselheiro federal. Com sua eleição pela chapa de Breier, a candidatura de Lamachia à presidência do Conselho Federal da OAB fica viabilizada. Ao longo da campanha, o dirigente reiterou que somente seria candidato ao cargo nacional se sua chapa fosse legitimada pelos advogados do Estado.

A nova gestão na OAB/RS começará em 1º de janeiro de 2016, estendendo-se até 31 de dezembro de 2018. Breier vai suceder o atual presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, que foi eleito conselheiro federal da entidade.

Compõem a diretoria de Breier: Luiz Eduardo Amaro Pellizzer como vice-presidente; Rafael Braude Canterji como secretário-geral; Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira como secretária-geral adjunta; e André Luis Sonntag como tesoureiro.

Perfil

Com 49 anos, Breier é advogado militante há 24 anos e professor universitário há 22. Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha. Breier teve seus primeiros contatos com a OAB/RS ainda quando era aluno da faculdade de Direito, nos anos 80, por meio dos cursos de capacitação da Escola Superior de Advocacia.

O trabalho de Breier na Ordem gaúcha iniciou a partir de 2007, durante as duas gestões de Claudio Lamachia (2007/2009 – 2010/2012), como conselheiro seccional; coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico e membro da Comissão de Defesa, Assistência das Prerrogativas; além de diversas representações institucionais.

Em suas atuações, Breier esteve à frente de pleitos de interesse da advocacia e da cidadania, atuando fortemente contra a violação das prerrogativas, em temas como a saúde, os presídios, debates que envolviam a discriminação racial, pessoas portadoras de deficiências, homofobia e idosos.

Na gestão do atual presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, eleita para o triênio 2013/2015, Breier assumiu o comando da Secretaria-Geral da entidade, onde implementou um sistema de gestão corporativa, tendo uma visão ampla e administrativa do Sistema OAB. Também foi coordenador do Mutirão da Gestão Digital, que certificou mais de 30 mil advogados em todo Estado, além de representante da Ordem gaúcha na Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do CFOAB.


Fonte: OAB/RS

Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››


Contato

Endereço
Rua General Hipólito, 3464
· Uruguaiana - RS - Brasil
CEP 97510230
Telefone
Fone: +55 55 3412-3780

Fax: +55 55 3411-0116