Sexta-feira, 23 de junho de 2017.

Conselho da OAB/RS é empossado com mais representantes das subseções e 30% de mulheres

publicada em 14 de março de 2016

As 124 cadeiras serão ocupadas por representantes da advocacia de todo o Estado e de diversas áreas jurídicas.

Durante a sessão solene de posse da diretoria da OAB/RS, na noite desta quinta-feira (10), no Teatro do Bourbon Country, também foram empossados os conselheiros federais pela Ordem gaúcha e os conselheiros seccionais para o triênio 2016/2018.

Confira mais fotos das autoridades na posse solene e do jantar por adesão

Na solenidade, os conselheiros foram chamados ao palco, devidamente togados, para receber a diplomação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier.

As 124 cadeiras do Conselho Pleno da OAB/RS serão ocupadas por representantes da advocacia de todo o Estado e de diversas áreas jurídicas. A renovação dos quadros foi mais de 50%. Há conselheiros que estavam assumindo a cadeira pela quarta vez, pioneiros do projeto iniciado em 2007 na primeira gestão Lamachia. A experiência e a renovação, lado a lado, continuarão garantindo ao Conselho da OAB/RS a qualidade de atuação dos seus membros. Em comum a todos: os sentimentos de emoção e alegria em servir à advocacia gaúcha de forma voluntária.

Muitos dos antigos e novos conselheiros são ex-presidentes e ex-dirigentes de subseções, demonstrando a ampliação da representatividade do Interior do Estado, com aproximadamente 50% de cadeiras no Conselho Pleno. É importante salientar que pouco mais da metade dos advogados do Rio Grande do Sul são inscritos em Porto Alegre.

Entre os que assumiram como conselheiros, também estão advogados que já realizaram trabalhos na OAB/RS em comissões e órgãos, como o Tribunal de Ética e Disciplina e a Escola Superior de Advocacia; e ainda representantes de entidades ligadas à advocacia trabalhista, criminal e pública.

30% de mulheres

A representatividade das mulheres foi garantida e ampliada. Conforme resolução do Pleno do CFOAB, aprovada em 2014, pelo menos 30% das chapas eleitas devem ser compostas com, no mínimo, 30% de cada gênero em sua composição.

“É fundamental para a valorização da mulher a consolidação da igualdade de gêneros. Hoje, nas próprias faculdades de Direito, o número de mulheres já é igual ou superior ao de homens. Atualmente, dos mais de 1 milhão inscritos na OAB, 51% são de mulheres”, salientou Lamachia.