Ordem dos Advogados do Brasil - Uruguaiana - RS
Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias ››  

OAB/RS promove o I Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande pacto pela paz no RS

publicada em 09 de dezembro de 2016
Um grande encontro entre especialistas e a sociedade civil em busca de soluções para reduzir os índices de violência no Estado. Essa é a ideia do I Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande Pacto pela paz no RS, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, que ocorre no dia 12 de dezembro, das 9h às 13h, na Sala de Sessões do Conselho Seccional da OABRS (Rua Washington Luiz, 1110, 14º andar, em Porto Alegre/RS).

A iniciativa faz parte das diversas ações promovidas pela entidade em prol da redução da criminalidade em nosso Estado que, para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, atravessa a maior crise de violência de sua história. Serão reunidos especialistas, inspirados por experiências de sucesso, como as de Nova Iorque, Bogotá, Medellín, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco (os três estados que mais reduziram seus índices de violência entre 2004 e 2015), que vão trazer para Porto Alegre suas experiências exitosas nacionais e internacionais que conseguiram superar crises de violência. A Ordem gaúcha também convidou mais de 70 entidades de grande representatividade no Rio Grande do Sul para esse I Encontro, como as federações, associações e sindicatos.

O debate vai contribuir para a elaboração de um grande Pacto PELA PAZ no RS; uma agenda de ações estruturais a ser desenvolvida para um Plano de Estado e não um Plano de Governo, acima de diferenças partidárias. “O tema deve ser tratado como política de Estado e não de governo. É necessária a divisão e distribuição correta dos investimentos, equipes, mapeamento, políticas preventivas e planejamento”, afirmou o presidente Breier. “Estamos cansados de que cada governo eleito crie a sua política. Temos que pensar em bases sólidas, para que cada governador que sente naquela cadeira respeite o mínimo de princípios de Segurança Pública, se comprometa e entenda que essa é uma área coletiva”.

“Em momentos como esse, precisamos da união de todas as forças sociais, pois não podemos mais esperar passivamente, enquanto centenas de gaúchos e gaúchas são vítimas de crimes bárbaros”, argumentou Breier. “Nos momentos mais difíceis de nossa história, alguns líderes souberam ver além do horizonte e apontar novos caminhos, destacamos que, mais do que nunca, nosso Rio Grande precisa de todos nós. Vamos juntos ajudar a reconstruir a paz em nossa amada querência”, concluiu.


Veja os palestrantes:


Rubem César Fernandes

Graduou-se em filosofia pela Universidade de Varsóvia, Polônia. Para combater a violência no Rio de Janeiro, fundou em 1993 a ONG Viva Rio, hoje uma das maiores ONGS do Brasil, cuja a meta é a pesquisa e a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a cultura de paz e o desenvolvimento social. A organização desenvolve campanhas de paz e projetos sociais.



Carolina Ricardo

Foi uma das fundadoras do Instituto Sou da Paz, em 1997, que se torou hoje a mais importante ONG Sobre Segurança Pública de São Paulo. Participou da organização do Seminário de São Paulo Sem Medo, do qual surgiram diversas iniciativas que viriam a transformar a Segurança Pública em São Paulo.



Robson Rodrigues da Silva

Foi chefe do Estado- Maior Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro até 2015. Foi o primeiro comandante das Unidades da Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. É autor do livro Entre a caserna e a rua: o dilema do pato – Uma análise antropológica da instituição policial militar a partir da Academia de Polícia militar D. João VI.





Caroline Tatsch
Jornalista
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››


Contato

Endereço
Rua General Hipólito, 3464
· Uruguaiana - RS - Brasil
CEP 97510230
Telefone
Fone: +55 55 3412-3780

Fax: +55 55 3411-0116